sábado, 1 de fevereiro de 2020

Detran-MA inicia implantação da Placa Mercosul na segunda-feira 03/02

No próximo dia 03, segunda-feira, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), atenderá a demanda de emplacamentos com a placa Mercosul. O novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIVs) será obrigatório apenas nos casos de primeiro emplacamento; em mudança de município ou unidade federativa; roubo, furto, dano ou extravio da placa; ou em situação de necessidade de instalação da segunda placa traseira.
Desde a decisão pela adoção da placa padronizada do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes pelo Denatran. De acordo com a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, o departamento está apto para a inserção do novo padrão nos veículos do Estado.
“A adoção do sistema Mercosul foi adiada para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar e credenciar as fabricantes e estampadores das placas. O nosso Estado preferiu aguardar a finalização do modelo de identificação veicular para que não houvesse mais alteração nas placas”, explicou.
A nova PIV oferece benefícios aos proprietários de veículos automotores. A placa não possui lacre e tem validade em todo território nacional, por isso não precisa de troca em caso de mudança de município ou unidade da federação. Além disso, ela possui um código de barras, “Quick Response Code” (QR Code), contendo o número de série e informações do banco de dados dos fabricantes e estampadores das placas, evitando possíveis fraudes.
O Diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, esclarece que o Governo do Maranhão definiu por adotar o emplacamento somente com o produto finalizado. “Muitos Estados, que já aderiram ao novo padrão de placas, tiveram que refazer mudanças no sistema de fabricação, criando algumas dificuldades para os usuários que haviam emplacado seus veículos”, ressaltou.
PADRÃO
A nova PIV apresenta o padrão com 04 letras e 03 números, o inverso do modelo, atualmente, adotado no país com 03 letras e 04 números. A cor de fundo, também, sofrerá mudança e passará a ser totalmente branca. A mudança, também, ocorrerá na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário